segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Resenha: Vidas Secas - Graciliano Ramos

Oi gente! Dei uma sumida né? Semana de prova de matemática  e biologia é a mais lotada, me desculpe. rs.

Vim com uma resenha de livros pra vocês hoje!
Como eu disse no vídeo sobre livros, estava lendo Vidas Secas, do Graciliano Ramos e só terminei essa semana! :( É minha gente, a minha vida de estudante não tá fácil. Com essa resenha vou estrear uma nova tag no blog, "Vestibular" :)
To no segundo ano ainda, mas já vou fazer os treineiros e venho falar alguma coisa pra vocês às vezes sobre isso hahha!

VIDAS SECAS - GRACILIANO RAMOS

"O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e paradoxalmente a ligação telúrica, afetiva, que expõe aqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência e um futuro. Apesar desse sentimento de transbordante solidariedade e compaixão com que a narrativa acompanha a miúda saga do vaqueiro Fabiano e sua gente, o autor contou: "Procurei auscultar a alma do ser rude e quase primitivo que mora na zona mais recuada do sertão... os meus personagens são quase selvagens... pesquisa que os escritores regionalistas não fazem e nem mesmo podem fazer ...porque comumente não são familiares com o ambiente que descrevem...Fiz o livrinho sem paisagens, sem diálogos. E sem amor. A minha gente, quase muda, vive numa casa velha de fazenda. As pessoas adultas, preocupadas com o estômago, não tem tempo de abraçar-se. Até a cachorra [Baleia] é uma criatura decente, porque na vizinhança não existem galãs caninos". VIDAS SECAS é o livro em que Graciliano, visto como antipoético e anti-sonhador por excelência, consegue atingir, com o rigor do texto que tanto prezava, um estado maior de poesia."



"Vidas Secas" é complexo. Por isso talvez vocês não devam confiar muito no que vou dizer porque é bem difícil fazer uma resenha de um livro assim. Ele não tem ações, ele tem pensamentos. 

O livro conta a história de uma família que vive em constante "fuga" no sertão. Eles fogem da seca e das mortes. Quando a seca atinge o lugar onde estão, eles saem caminhando pelo sertão à procura de outro lugar para ficar, à procura de outro patrão. Eles não sabem se comunicar direito, não sabem se expressar e por isso são prejudicados pelo mundo e pelas outras pessoas. Mas eles ainda são pessoas, e eles têm desejos, e creio que é isso o mais interessante de se observar: o desejo de cada personagem.
 É claro que pra entender esses desejos tive a ajuda do meu professor de literatura, portanto, não sei nem 1/4 do que seria na realidade, mas resolvi dar um exemplo pra vocês apenas! haha
Eles não tem uma cama de "verdade" pois sempre tem que se mudar de lugar, mas Sinha Vitória quer uma cama de couro. Mas uma cama de couro não tem como levar a todo lugar. Portanto, sinha Vitória quer se fixar em algum lugar.. a cama simboliza a casa e o lugar que ela quer. 
Fabiano não sabe se comunicar e sabe o quanto isso é ruim para ele pois sempre acha que alguém está roubando seu dinheiro, mas nunca sabe se defender. Fabiano diz a todo momento que quer "ser homem". Ser homem, para Fabiano, é saber falar corretamente, como o Seu Tomás da Bolandeira, saber se defender das outras pessoas, coisa que ele não sabe. O que Fabiano quer é se comunicar e se expressar, pra poder se defender de quem quer prejudicá-lo.
Entenderam? rs
E tem também a cachorra baleia que é o personagem mais marcante e conhecido da história, mas é extremamente complexo pra entender, então aconselho vocês a lerem. Principalmente quem vai prestar vestibular logo mais.. leie e pesquise sobre o livro, pra ficar mais fácil entender todos os significados.

Tenho prova desse livro na quinta feira e ainda não tive tempo de pesquisar muita coisa, e como fazia tempo que não postava, vim dar sinal de vida!
Existe também o filme, que é bem antigo, mas pode ajudar na hora de estudar. (inclusive, a imagem aí é do filme)


-------------- BÔNUS-----------------

Outro dia estava no facebook e o Jaksson Tavares me adicionou e veio falar comigo. Ele é ator, cantor e poeta. Olha que perfeito hahaha 
Então, ele gravou a música Smile - Charles Chaplin e pediu pra eu divulgar aqui no blog!
É claro que eu aceitei! Se eu posso ajudar, por que não, né?
Então tá ai:


-------------------------------------------

Bom, por hoje é só pessoal! Essa semana vou postar o mural de coração do meu quarto, explicando como fiz e mostrando um pouco do meu, rs. 
No final de semana vou postar a PlayList do Jay Vaquer que a Sabrina pediu! 

SABRINAAAA, DESCULPA A DEMORA! SABE COMO É :( Fim de semana ele ta ai!


Um comentário: